sábado, 5 de novembro de 2011

COMUNICANDO-SE PELO LENÇOL

  
O que pode significar um nó

Em uma reunião de pais numa escola de periferia, a diretora incentivava o apoio que os pais deveriam dar aos filhos. Colocava esta diretora também que os mesmos deveriam se fazer presentes para os filhos. Entendia ela que, embora sabendo que a maioria dos pais e mães daquela comunidade trabalhasse fora, deveriam achar um tempinho para se dedicar e atender às crianças.
A diretora ficou muito surpresa quando um pai se levantou e explicou, na sua maneira humilde, que ele não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo durante a semana, pois quando ele saía para trabalhar era muito cedo e o filho ainda estava dormindo, e quando voltava do trabalho o garoto já havia deitado, porque era muito tarde. Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para poder prover o sustento da sua família. Porém, ele contou também que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho, mas que tentava se redimir, indo beijá-lo todas as noites quando chegava em casa. Para que o filho soubesse de sua presença, ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria. Isso acontecia, religiosamente, todas as noites quando ia beijá-lo. Quando o filho acordava e via o nó, sabia através dele que o pai havia estado ali e o havia beijado. O nó era o elo de comunicação entre eles.
Mais surpresa ainda a diretora ficou quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da sala.
 

FONTE :http://www.possibilidades.com.br

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

SHANTALA: UM MÉTODO QUE TRAZ BENEFICIOS TANTO PARA O BEBÊ QUANTO PARA MAMÃE.

"Sim! Os bebês têm necessidades de leite. Mas muito mais de ser amados, e receber carinho. Ser levados, embalados, acariciados, pegos, massageados. Constitui para os bebês, alimentos tão indispensaveis, senão mais, do que vitaminas, sais minerais e proteinas". (Leboyer).



         Reflexo de preensâo plantar : A criança ja possui esse reflexo ao nascer. Quando precionamos a planta do seu pezinho, abaixo da articulação dos dedos com o polegar, o mesmo curva-se para dentro. 
Este reflexo ajuda a amadurecer o cérebro, sendo importante na capacidade de ficar em pé e permanecer nesta posição. A marcha é a principal aquisição deste reflexo.                                                                                                                                                                                                         

Reflexo de Babinski: depois de alguns dias de nascido este reflexo aparece, e se manifesta até a criança aprender a andar. Ao estimular a borda externa do pé (com a unha ou objeto pontiagudo) o dedão (dedo Halux) irá se dobrar e os demais dedos se abrirão em leque.
Figuras 1,2,3 Fonte: Blog o Carinhoeopequenorei

MANUAL SHANTALA, material disponibilizado em cursos EAD- Educação A Distância. Parceria entre Portal Educação e Sites Associados.


BIBLIGOGRAFIAS CONSULTADAS E ANEXA AO MANUAL SHANTALA:

CAMPADELLO, P-Shantala: massagem, saúde e carinho para o seu bebê. Ed. Madras. São Paulo-SP,2006.
LEBOYER,F-Shantala, uma arte tradicional. Massagem para bebês. Ed. Grond. São Paulo-SP, 1995.