FAZER ARTE BRINCANDO


PRIMEIRA DICA: PINTURA COM ROLL-ON

Essa dica é para trabalhar com criança que não gostam de sujar as mãos, e ainda ajudar o meio ambiente reciclando embalagens.

MATERIAL: embalagens vazias de desodorantes roll-on, tinta guache de diferentes cores.

MODO DE FAZER:
1° juntar várias embalagens de desodorantes roll-on vazias e tirar a bolinha para limpar bem; 
2° encher o recipiente com tinta guache, cada cor em um frasco diferente;
3° colocar a bolinha novamente;
4° agora é só virar e usar, lembrando de tapar após o uso para a tinta nao secar.

Boa aula. 


SEGUNDA DICA: DESENHO SOBRE GUACHE E GIZ DE CERA

MATERIAL: folha branca, giz de cera colorido, tinta guache preta.

MODO DE FAZER: Colorir toda a folha branca com giz de cera colorido, até deixá-la totalmente coberta.
Em seguida, pintar toda a folha com uma ou duas camadas de tinta preta e deixar secar.  Depois de seca, usar caneta ou lápis sem ponta para fazer o desenho livre, raspando a tinta guache. Os traços onde for raspando ficarão coloridos por baixo, com a cor de giz de cera anteriormente aplicado.

Bom trabalho. 

TERCEIRA DICA: PINTURA COM CANUDOS E DEDOS


MATERIAL: canudos, tinta guache, folha de papel.


MODO DE FAZER: colocar um pingo de tinta na base da folha, a criança escolhe a cor. Com o canudo diga para ela soprar o pingo em direção ao topo da folha. Irá formar uma especie de galho ou arbusto. Depois a criança ira escolher outra cor e com o dedinho fará impressões em diferentes locais dos "galhos" formando flores.


QUARTA DICA: CAIXA DE ÁREIA

Material:  2 caixa com aproximadamente 7 cm de profundidade com largura de 2 por 2 e é
preenchida com areia fina seca e outra com areia molhada. Isso permite um trabalho em altura e profundidade. O fundo da caixa é pintado de azul, para que, quando se
desejar, possa despertar a idéia de água.


(...) Ao lado, pequenas figuras à sua: pessoas de diferentes épocas e em diferentes funções, animais, árvores, plantas, casas e aparelhos correspondentes, construções sagradas
e símbolos religiosos, pontes, carros e muito mais, mas também pedras, madeira, bolas de vidro e pedrinhas coloridas de vidro, conchas e matériaprima de todo tipo para a fabricação própria de tudo aquilo que não está disponível. (AMMANN, 2004, p. 43)


PASSO A PASSO:

  • “(...) o professor poderá usar frases do tipo: “vejo que você colocou várias árvores
em seu cenário... vejo que você está indeciso sobre quais objetos usar...” mas em
nenhum momento, solicitar que a criança conte sobre o seu cenário.” (TOGNETTA,
2003, p. 164).
  • Estabelecer regras é fundamental para realização dos trabalhos por isso é preciso, apresentar a Caixa de Areia em uma roda de conversas e combinar com a classe (assim como fazemos com todos os jogos e procedimentos numa boa Educação Infantil) explicando que para brincar com a  Caixa de Areia  somente o ajudante do dia poderá mexer nela logo depois fazer um calendário disponibilizando dia, hora e quem  vai mexer nela. Todo mundo terá o seu dia, assim como o ajudante do dia para ajudar o professor.