MEIO AMBIENTE




PROJETO HORTA

DESENVOLVIDOS POR: ADRIANA DE S. SILVA
CELESTE S. DA SILVA
LUCIENI B. MUSSO
LUCIENE F. PESSOA
ROSINETE A. BOFF
SERGIO FRACAROLI
Público Alvo – Destinado a alunos de Educação Infantil da Escola Municipal Edson Ferreira de Carvalho, situado a cidade de Nova Canaã do Norte/MT.
Duração: O projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser pré-estabelecido.
Objetivo Geral: Desenvolver pequenas ações que modifiquem atitudes e praticas pessoais em relação ao meio ambiente e a subsistência humana.
Objetivos Específicos:

  • Visitar uma horta para descobrir as principais técnicas a serem usadas num plantio de hortaliças
  • Adquirir através da comunidade escolar garrafas pet e embalagens de ovos de papelão para realização da horta.
  • Semear nas embalagens de ovos de papelão as sementes de hortaliças.
  • Preparar com as garrafas pet os canteiros suspensos para o replante das mudas de hortaliças.
  • Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;
  • Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos;
  • Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;
  • Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.
  • Estimular a pratica do registro ( relatar, fotografar, documentar) para divulgação e disseminação de ações que são realizadas para o bem comum do meio ambiente;
  • Promover a participação na organização de suas experiências de aprendizagem dando-lhes a oportunidade de tomar decisões e aceitar suas consequências.
Avaliação: Observação periódica do interesse das crianças.
  • Observação dos alunos durante todas as experiências;
  • Interesse e participação na confecção de todas as atividades;
  • Desempenho adquirido através de relato oral ou escrito;
  • Perceber através das diversas atividades realizadas a coerência com o tema exposto e o resultado das produções;
  • Verificar se houve um despertar ecológico no sentido de reflexão e alerta quanto ao amor e cuidado com a Natureza.
Justificativa:

Um número crescente de educadores tem refletido e muitas vezes buscado cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente escolar: cuidado do espaço externo e interno da sala ou da escola, cuidado das relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o mundo. A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós gera processos educativos ricos, contextualizados, significativos para cada um dos grupos envolvidos. Neste contexto, o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo.
O contato com a terra e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convive, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado – regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas com o uso da borra de café ou plantio de coentro, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos pode proporcionar aos alunos diversas noções de aprendizado que contribuem no seu processo desenvolvimento. Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades. Hortas escolares são instrumentos que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador, podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivências que resgatam valores.
Ultimamente as crianças estão tendo pouco contato com a natureza, ou seja, praticamente não vivencie experiências que a levem a apreciar a beleza das plantas a sua importância para sobrevivência dos seres vivos. Devido à falta dessas orientações eles tendem a destruir as plantas, quebrar galhos, arrancar folhas, etc.
Porém, as atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, plantar, arrancar mato, podar, regar não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza. Este projeto procura apresentar atividades que despertem o interesse do aluno no cuidado com o ambiente, pois querendo ou não na prática, diversos temas, como: nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento de plantas, a vida dos insetos e medidas de áreas. Portanto o presente projeto requer que os alunos estejam presentes na maioria das etapas e atividades desenvolvidas na horta, tais como: seleção das espécies a serem cultivado, plantio, cuidados com a horta e colheita. Os professores devem auxiliar os alunos no desenvolvimento e manutenção da horta e na supervisão dos trabalhos. Podem também elaborar estratégias que permitam trabalhar os conteúdos numa visão interdisciplinar.
Resultados previstos:
  • Melhora no nível de socialização do aluno;
  • Desenvolvimento das habilidades específicas do aluno;
  • Melhora do nível de higiene do ambiente escolar;
  • Sensibilizar as crianças da necessidade de conservação do meio ambiente.
Procedimentos:
O planejamento do projeto deve ser feito de modo que os alunos acompanhem todas as etapas do cultivo, participando diretamente de cada uma delas. Mas, antes que os alunos comecem a ter contato com a terra e as sementes, são importantes que o professor procure envolvê-los em uma atividade lúdica que desencadeie a questão do cultivo. No decorrer do processo uma das crianças registrara através de maquina fotográfica os momentos vivenciados por eles.
Programação:
1ª etapa:
Visitação à horta: Nesta etapa, os professores devem aproveitar para conversar com os alunos, abordando questões como o que é uma horta, para que serve e o que podemos plantar nela. Exploração do espaço da horta, mostrando suas partes e os instrumentos que serão utilizados para a semeadura, desenvolvimento e colheita.
Preparação do adubo orgânico
2ª etapa:
Coleta das garrafas pets para confecção da horta suspensa;
Preparação do adubo orgânico com restos de alimentos (cascas, talos, folhas, etc...), com a participação dos alunos para colocar nas plantas após o seu replante ou em outros tipos de plantas.
3ª etapa:
Plantio das hortaliças a ser cultivada. Os alunos deverão ser "apresentados" à semente que será plantada. Em seguida, fazem a colocação das sementes. Depois da plantação, os professores devem combinar com a turma o espaço de tempo em que será feita a rega e a limpeza dos canteiros.
4ª etapa:
Transplante das mudas para o local adequado para o seu cultivo.
5ª etapa:
Colheita: Na época da colheita esta será realizada pelos alunos.
Rega:
É um dos principais momentos do cultivo de uma horta. Sem a rega, é impossível o bom desenvolvimento de qualquer planta. Ela deve ser feita de manhã bem cedo. No caso de dias muito quentes, regue também no final da tarde. Em regiões de clima mais ameno, uma rega ao dia é suficiente. O solo do canteiro ou a terra da sementeira deve receber água de maneira uniforme, até que infiltre abaixo das sementes ou raízes, sempre tomando cuidado para não encharcar a terra.
Para implantar o projeto na escola, vamos precisar de:
  • Recursos humanos: autorização dos pais para visitas em ambiente externo (hortas), autorização do proprietário de hortas para visitas, apoio dos alunos, pais, todo corpo docente, guardas, merendeiras, zeladoras, ou seja, toda comunidade escolar.
  • Recursos materiais como: elaboração e envio de ofícios, maquina fotográfica, prego, madeira, arames, adubos, sementes e ferramentas necessárias ao cultivo de hortaliças (alicate, martelo, enxadão, pá, facão).
  • Parcerias com a secretaria de agricultura e meio ambiente para o apoio de (terra, adubo, semente, orientações e palestras), transporte escolar para (o deslocamento dos alunos quando preciso).

Desenvolvendo os conteúdos
O professor deve designar tarefas para as crianças durante o trabalho na horta, criando estratégias de ensino para as disciplinas curriculares, como exemplificamos a seguir:
História / Geografia:
Pesquisar, em casa se tem horta, se tem algum tipo de plantação e para que fins são destinadas (subsistência ou comercialização) quais os tipos de plantações são cultivadas. Montar um mural, com recorte e colagem de gravuras de jornais e revistas, sobre alimentos vegetais, minerais e animais de comunidades diferentes.
  • Diferentes tipos de construção de hortas
  • Diferentes técnicas de cultivo das plantas
  • Conhecer os mitos (costume) existentes ao realizar o cultivo das plantas.
  • Reaproveitamento de espaço

Matemática:
Comparar as dimensões dos canteiros (maior/menor, mais alto/mais baixo) figuras geométricas etc, comparar quantidade. Observar e estudar, durante a colheita, tamanho, forma, quantidade e tipos de folhas, talos e raízes , noções de grandeza: palmos, passos, barbante etc.
Ciências:
Situar o desenvolvimento da planta no tempo, desde sua germinação até a colheita. Observar a incidência (posição) do Sol sobre a horta, durante os períodos da manhã e da tarde. Contrastar o clima durante as estações do ano, exposição de trabalhos sobre a semente, o desenvolvimento das plantas, os animais da horta. Palestras, vídeos sobre alimentação saudável. A importância dos alimentos; tempo de germinação das plantas; técnicas de plantio e preparação do solo. Reconhecer a importância da cadeia ecológica, tipos de solo utilizado, decomposição orgânica, nutriente para o desempenho da planta etc.
Português:
Semanalmente as crianças podem fazer individualmente o registro pôr meio de desenho ou escrita do estágio do desenvolvimento que a planta se encontra. O montante de registro de cada criança comporá uma seqüência com todo o processo de desenvolvimento do trabalho que culminará com a colheita. Como o cultivo da horta é feito com as mãos, estimula-se assim a capacidade motora dos alunos, é possível também explorar a percepção da textura do solo, cheiro e umidade e elaborar cartazes com todos os processos em andamento.
  • Produção de texto ( recorte, escrita)
  • Identificação dos objetos e plantas semeadas
  • Contação de historias envolvendo esses assuntos
  • Receitas
"Horta como o lugar onde crescem as coisas que, no momento próprio, viram saladas, refogados, sopas e suflês. Também isso. Mas não só. Gosto dela, mesmo que não tenha nada para colher. Ou melhor: há sempre o que colher, só que não para comer." Pois é, horta é algo mágico, erótico, onde a vida cresce e também nós, no que plantamos. Daí a alegria. E isso é saúde, porque dá vontade de viver. “Saúde não mora no corpo, mas existe entre o corpo e o mundo - é o desejo, o apetite, a nostalgia, o sentimento de uma fome imensa que nos leva a desejar o mundo inteiro." (A HORTA - Rubem Alves, em "O Quarto do Mistério" )


CRONOGRAMA


Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Produção teórica do projeto







Preparação do adubo orgânico







Visitas nas hortas







Realização de atividades em sala sobre o meio ambiente
(horta suspensa)








Experiência em sala com plantio de sementes para observar o desenvolvimento da planta no tempo, desde sua germinação até a colheita







Semeadura das hortaliças no viveiro municipal com todas as crianças







Replantio das mudas para as garrafas pet com as crianças







Palestra para a comunidade escolar com Técnico da Secretaria Municipal de Agricultura







Feira do Conhecimento









BIBLIOGRAFIAS.
COSTA, R. - Notas de Fitoterapia. - 2ª edição - Rio de Janeiro, 1958. Guia Rural -Ervas e Temperos. Ed. Abril - São Paulo, 1991.
PRIMAVESI, A. - Manejo integrado de pragas e doenças. Ed. Nobel - São Paulo, 1988












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