domingo, 26 de agosto de 2012

HORTA SUSPENSA

                    Em breve passo a passo:
 para montar uma horta suspensa com criança pré-escolar. Veja imagens


                                                 



DIETA SAUDAVEL: CAMINHADA E CONTROLE ALIMENTAR

É MAIS SAÚDE E BEM ESTAR PESSOAL E NO TRABALHO.
                                         
                                          ANTES                      DEPOIS
A cada ano vinha aumentando meu peso, me tornando forte candidata ao efeito sanfona. Nessa balança de quilos a mais, quilos a menos, cheguei a pesar 75 quilos mesmo estando alimentando meu filho.
“Não conseguia subir escadas e nem andar direito. Meu joelho doía muito e eu tinha dificuldade para dormir porque sentia meu coração muito acelerado, formigações nas mãos etc”, lembra.
Sempre muito ansiosa, quase nunca resistia as “tentações” e era difícil resistir às beliscadas.
Lembro-me bem dos episódios mais difíceis: quando varias vezes tentei iniciar uma dieta para perder peso e não obtive sucesso, pois sempre tinha uma desculpa e precisei ouvir muito da minha família que eu precisava mudar que eu não podia me entregar ao sedentarismo/comodismo/gula como for.
Um dia, mais precisamente 8 de abril de 2012, resolvi colocar um basta na situação e cuidar de mim, e assim resisti às tentações.
Hoje posso dizer que a dieta funcionou, ou melhor, controle alimentar acompanhado de exercícios físicos funciona mesmo. Em apenas 4 meses, eliminei 13 kg. E o que me satisfaz nada de medicamentos, nada de terapia, apenas força de vontade, dedicação, pesquisas e apoio familiar.
Medidas (1,60 m, com 75 kg). Desde então, 4 meses se passou, e  agora estou com 62  kg é uma boa diferença acredito.
O “que eu realmente precisava era mais que incentivo, era o incentivo de mim mesma”, e isso eu não estava conseguindo, achava não ser capaz, sempre dizia que iria começar no dia seguinte, as roupas já tinha perdido todas e estava usando as roupas ainda da gravidez.
A mudança de hábitos começou pelos alimentos.  Reduzi as porções nas principais refeições, procurei evitar as frituras do dia a dia, parei de tomar refrigerantes e bebidas alcoólicas e passei a comer de três em três horas – preenchendo os intervalos. Os exercícios físicos, como caminhada e aeróbica, também fizeram parte do processo de reeducação. Minha autoestima aumentou tanto, que não tenho nem palavras.
As fibras (como aveia, linhaça e gérmen de trigo, farinha de feijão branco, farinha de maracujá, farinha de uva entre outras) também ajudam a aumentar um pouco a perda calórica, controle da ansiedade e perda de gorduras entre outros benefícios além de contribuir para o funcionamento intestinal e manter os níveis de colesterol. Passei a evitar ingredientes com muita gordura, "para os fãs de doces, vale troca-los por frutas e ingerir muitos tipos de chá (verde, vermelho... e muita agua pois os chás não substituem a agua).
Também não se esqueça de fracionar as refeições ao longo do dia: não fique mais de 3 horas sem se alimentar e aposte nas pequenas porções intermediárias. Além disso, coma sem pressa e os exercícios físicos tem que ser diários no mínimo 30 minutos sempre com alongamentos antes e depois de cada sessões.
Boa sorte, e lembre nunca somar calorias isso vai ser à base de sua dieta saudável e comendo de tudo que tem vontade, apenas com controle.
Luciene, 31 anos